Um dos primeiros pensamentos de uma pessoa que se depara com o substantivo Meteorologia é a previsão do tempo. Essa imagem do profissional de meteorologia, no entanto, corresponde a apenas uma pequena fração das aplicações desta Ciência, que é um ramo aplicado da Física.

Figura mostrando a previsão do tempo na mídia. Informações em forma de ícones gráficos são mais fáceis de entender para o público não especializado.

É claro que existem meteorologistas que trabalham para a TV, preparando e também, muitas vezes, apresentando a famosa previsão do tempo. Mas a maioria deles, ainda hoje, trabalha nos bastidores da TV, descobrindo como será o tempo no futuro e repassando as informações para quem apresenta a previsão nos telejornais. Na realidade, ao menos na televisão aberta, são os profissionais do jornalismo, e não os meteorologistas, que apresentam a previsão do tempo, com poucas exceções. Aos poucos, porém, os meteorologistas vão conquistando seu espaço na mídia, o que se constata mais fortemente nas rádios e nos vários canais da internet.

As informações detalhadas do comportamento do tempo presente e futuro são, obviamente, geradas por profissionais habilitados e formados nas universidades do País em cursos de Meteorologia. Atualmente (2018) são 12 os cursos superiores nesta profissão espalhados pelo Brasil.

A arte de se fazer uma previsão do tempo.

Realizar uma boa previsão do tempo é uma arte, que combina conhecimento técnico-científico e experiência pessoal. Logo, esta atividade corresponde a enxergar o futuro através das lentes da Ciência, principalmente Física e Matemática. O Meteorologista estuda Astronomia de Posição dos Astros no Céu, Astrofísica do Sol (a principal fonte de energia do Sistema Terrestre), teoria e aplicação sobre Satélites Artificiais, o funcionamento de um Radar Meteorológico, a Química da Constituição do ar e sua Poluição, Computação e Programação de Computadores, estuda também Oceanografia, além de Estatística, Física Clássica, Eletromagnetismo e Física Moderna, combinando tudo isso com as diversas disciplinas próprias das Ciências Atmosféricas. Logo, este profissional pode aplicar seus conhecimentos em um sem número de atividades humanas, da aviação à geração de energia elétrica, além de trabalhar com todas as áreas que envolvem vegetação e o meio-ambiente, como agricultura e preservação ambiental, passando por saúde humana e monitoramento do clima, entre muitas outras aplicações. O meteorologista de hoje é um profissional com alta empregabilidade no mercado de trabalho.

Consulte nossos posts de divulgação científica para saber mais sobre as possíveis aplicações e áreas de estudo relacionados ao imenso campo da Meteorologia e das Ciências Atmosféricas.